O Festival é um evento artístico e educativo de referência em Santa Comba Dão, contando com 13 edições promovidas pela Associação de Música e Artes do Dão em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) e o apoio da editora Edições Convite à Música (ECM). Para a 14ª edição o Festival pretende assumir um formato itinerante ao longo de 12 meses, alargando a área geográfica de intervenção, reforçando a quantidade e qualidade artística das atividades e relacionando o seu programa com os recursos do território, da sua paisagem e património natural, em concreto, a Água. Os recursos aquíferos têm uma enorme influência em Santa Comba Dão, sendo este projeto, pela sua componente educativa e abrangência territorial, privilegiado no alerta para valorização deste precioso recurso. O território tem registado um número cada vez maior de jovens interessados em formação na área da música. Esta procura justifica-se, também, pelo forte tecido cultural associativo local, que os incentiva a seguir para Conservatórios e Escolas de Música artísticas e ingressar no ensino superior em escolas nacionais e europeias de referência.
Através de programação diversificada, sobretudo música erudita de tradição ocidental e jazz, integrando formação, desenvolvimento de públicos e sensibilização, o projeto pretende fortalecer as dinâmicas de aprendizagem, criação e fruição artística já desenvolvidas no território. Dirige-se ao público da região centro, nomeadamente dos 5 municípios parceiros (Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Tábua, Tondela e Oliveira do Bairro), com oferta diferenciada para vários segmentos: crianças, adolescentes, adultos e seniores. Dividido em ciclos de formação (educação formal e não formal) e ciclos de apresentação (concertos e espetáculos multidisciplinares), combina jovens artistas emergentes e artistas consagrados, num projeto que se pretende inspirador e aberto a novos horizontes artísticos, ao mesmo tempo que alerta para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
A Programação é organizada em 5 vertentes: Concertos pedagógicos, Workshops, Residências artísticas, Masterclasses e Concertos. Os Concertos pedagógicos visam a democratização do acesso às práticas culturais nos municípios parceiros, disponibilizando uma oferta cultural direcionada à captação de público para as artes performativas. Os Workshops, em formato de educação formal (Ensemble Promenade, para alunos do 1º ciclo em presencial e digital, e misericórdias – centros de dia e creches) e não formal (Roda dos instrumentos, aberta à comunidade), privilegiam o contacto com músicos e a experimentação instrumental, despertando a curiosidade e gerando proximidade, em formatos ajustados às especificidades dos públicos. Residências artísticas são atividades informais e extracurriculares, de formação e experimentação artística, articuladas com o ensino formal das AEC, para turmas de 1º ciclo dos 5 municípios parceiros. Tendo o tema da gestão sustentável da água como estímulo criativo, resultam em espetáculos multidisciplinares (música, dança e teatro) que integram orquestras de jovens músicos, profissionais e docentes do CMAD, em apresentações nos auditórios municipais para o público geral.