Concertos Pedagógicos nas Escolas
16 Março – Camerata de Cordas – AE Sta Comba Dão e Tábua
23 Março – Ensemble Metais – AE Sta Comba Dão e Tondela
30 Março – Ensemble Guitarras – AE Sta Comba Dão e Carregal do Sal
6 Abril – Ensemble Clarinetes – Sta Comba Dão e Tábua
27 Abril – Ensemble Saxofones – AE Sta Comba Dão, Tondela e Biblioteca Tondela
11 Maio – Ensemble Flautas – AE Sta Comba Dão, Carregal do Sal, e Creche Carregal do Sal
Concertos Pedagógicos nas Misericórdias
9 Novembro – Ensemble Clarinetes – Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e Tábua
16 Novembro – Ensemble Guitarras – Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal e Tondela
……………………………………………………………………………………………………………………………………………
Nesta 14.ª edição, o Festival de Música e Artes do Dão está a dar cartas na educação e sensibilização musical, inovando a vários níveis.
Menos conhecida do grande público, uma das facetas mais impactantes do ensino artístico do CMAD corresponde aos concertos pedagógicos, que estão a ser promovidos junto de alunos de escolas da região, com uma excelente recetividade por parte da comunidade educativa.
Durante o mês de março, a Camerata de Cordas e os Ensembles de Metais e Guitarras vão dar a conhecer, em escolas do 1.º Ciclo de Santa Comba Dão (SCD), Tábua, Carregal do Sal e Tondela, instrumentos, métodos de aprendizagem e reportórios, numa partilha com os alunos, que privilegia o contacto direto e o diálogo sobre a música e as artes.
Através destas iniciativas com alunos e para alunos, é propiciada uma experiência direta e próxima com instrumentos, jovens executantes géneros e compositores, permitindo o despertar do sentido estético e do gosto pela música, bem como o desenvolvimento cognitivo e a própria socialização.
Breve historial artístico
O Ensemble promenade é um grupo em constante metamorfose. Foi constituído para a 14ª edição do festival com o intuito de levar a música às escolas, creches e centros de dia da região. Cada concerto pedagógico permite a descoberta de novos instrumentos com os quais o público pode interagir, Big Band, Ensemble clarinetes, flauta, Metais, Madeiras, Guitarra, Saxofone, Percussão e Camerata de cordas.
Notícias
CMAD anima as escolas!
O Ensemble Promenade apresentou um vasto leque de programas, passando por uma metamorfose em cada apresentação. O programa era adaptado aos ouvintes, procurando corresponder aos alunos do 1.º ciclo ou aos séniores. O Ensemble Promenade não tinha uma formação base fixa, no entanto, tinha como base estruturante a forma de apresentação e o objetivo, visando garantir que o público compreendesse a música que estava a ouvir, assim como reconhecesse os timbres de cada instrumento.
O impacto do Ensemble Promenade, no campo da música na comunidade, pode ser destacado pela sua abordagem pedagógica e a forma como contribuiu para uma apreciação mais profunda e significativa da música.
Nesta 14.ª edição, o Festival de Música e Artes do Dão deu cartas na educação e sensibilização musical, inovando a vários níveis.
Menos conhecida do grande público, uma das facetas mais impactantes do festival corresponde ao ensemble promenade, realizado com o apoio do CMAD, que foram promovidos junto de alunos de escolas da região, com uma excelente recetividade por parte da comunidade educativa.
Durante o período de execução do festival, a Camerata de Cordas, os Ensembles de Metais, ensemble de Guitarras, ensemble de clarinetes, Ensemble de flautas, Ensemble de saxofones, Big Band e Banda Juvenil, deram a conhecer, nas misericórdias e nas escolas do 1.º Ciclo de Santa Comba Dão (SCD), Tábua, Carregal do Sal e Tondela, instrumentos, métodos de aprendizagem e reportórios, numa partilha com os alunos, que privilegiou o contacto direto e o diálogo sobre a música e as artes.
Através destas iniciativas com alunos/professores, para alunos e utentes das misericórdias, é propiciada uma experiência direta e próxima com instrumentos, jovens executantes géneros e compositores, permitindo o despertar do sentido estético e do gosto pela música, bem como o desenvolvimento cognitivo e a própria socialização.
CMAD anima as misericórdias!
Os alunos dos ensembles de clarinetes e guitarras do Conservatório de Música e Artes do Dão conceberam um dia diferente aos utentes das misericórdias do concelho.
O ensemble de clarinetes conduziram a sua energia através da música às misericórdias de Santa Comba Dão e Tábua, e o ensemble de guitarras a Carregal do Sal e Tondela.
O público, surpreendido, demonstrou entusiasmo pela performance e programa apresentado. Foi possível ainda uma troca de experiências entre duas gerações, os alunos do cmad (12 a 17 anos) e os utentes das misericórdias (maioritariamente dos 65 anos). Este tipo de espetáculos permite o desenvolvimento performativo dos alunos fora do contexto académico, assim como um envolvimento com a comunidade. Este tipo de acções, que podemos referir como música na comunidade, são um estímulo para os alunos CMAD (performance e motivação) e para os utentes das misericórdias pela alegria e momento cultural que permitem a quem muitas vezes é esquecido.