AEC – AUDIÇÕES DE PRIMAVERA
- Residência Artística 1, e Espetáculo Coro Didático 1º ciclo – Audição Primavera
Local: Auditório 1 Novo Ciclo / ACERT / Tondela
Datas: 25/05/2022 a 27/05/2022
- Residência Artística 2, e Espetáculo Coro Didático 1º ciclo – Audição Primavera
Local: Quartel das Artes – Oliveira do Bairro
Datas: 02/05/2022 e 05/05/2022
- Residência Artística 3, e Espetáculo Coro Didático 1º ciclo – Audição Primavera
Local: Centro Cultural do Carregal do Sal
Datas: 26/04/2022 e 27/04/2022
- Residência Artística 4, e Espetáculo Coro Didático 1º ciclo – Audição Primavera
Local: Centro Cultural De Tábua
Datas: 22/03/2022 e 23/03/2022
- Residência Artística 5, e Espetáculo Coro Didático 1º ciclo – Audição Primavera
Local: Casa da Cultura de Santa Comba Dão
Datas: 07/04/2022 e 08/04/2022
As audições de primavera são realizadas pelos alunos do 1º ao 4º ano do ensino básico. Os mesmos serão acompanhados por uma orquestra ao vivo durante as suas atuações.
Este ano, para além de uma peça em flauta que irão executar, os alunos também irão presentear o público com a sua magnifica voz. Interpretação de um medley dos anos 80, onde ouviremos temas que passaram na tv há uns anos atrás, tais como, “Rua Sésamo”, “Tom Sawyer”, “Vitinho”, “Abelha Maia” e “Dartação”.
Medley da Páscoa com os temas “Cantigas e danças”, “A Primavera”, “A Casa da Páscoa”, “O Caminho” e os “Esconderijos”.
A canção tradicional, “A Saia da Carolina” será um “encontro” entre p’ublico e alunos, pois a interpretação vai ser em conjunto.
“Magia das cores” será o ultimo tema interpretado pelos alunos para assim finalizar a audição.
NOTÍCIAS
As residências artísticas promovidas pelo Festival em parceira com a AMAD, conservatório do Dão e agrupamentos de escola de Sta Comba Dão, Carregal do Sal, Tondela, Tábua e Oliveira do Bairro permitiram aos alunos do 1.º ciclo destes agrupamentos, desempenhar um papel crucial na experiência musical e cultural das crianças. Através desta iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente na preparação e apresentação de espetáculos musicais, interagindo com uma orquestra semi-profissional e pisando um palco real, repleto de luzes e som.
Para muitos destes alunos, esta foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de estar num palco e experiênciar a magia de uma apresentação artística. Esta experiência cria um impacto significativo no seu desenvolvimento pessoal, confiança e apreciação pelas artes, nomeadamente na música, teatro e dança. Ao envolverem-se na preparação do espetáculo, em ensaios com músicos profissionais e colaborando numa performance coletiva, adquirem um sentimento de pertença e realização que são fundamentais para o seu crescimento emocional e artístico.
Além disso, esta experiência não se limitou apenas aos alunos. Para muitos pais e familiares destas crianças, é a primeira vez que eles têm a oportunidade de visitar uma sala de espetáculos e testemunhar o talento dos seus filhos num ambiente mais profissional. Isso cria uma ligação especial entre a família e o mundo da artístico, despertando um interesse renovado pela cultura e pelas artes, que futuramente envolve outros familiares próximos e amigos.
A importância deste projeto, residências artísticas, transcende a experiência individual de cada aluno, alcançando a comunidade em geral. Ao proporcionar uma plataforma para a expressão artística dos alunos, envolvendo-os em apresentações musicais de qualidade, estas residências artísticas com concertos, contribuem para o florescimento e formação de futuros artistas, bem como constrõem memórias inesquecíveis e criam uma ligação duradoura com o mundo da música e das artes.