Comprar Bilhete

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Quarteto de Cordas de Matosinhos

Maio 15 Casa da Cultura – Santa Comba Dão 5€

Quarteto de Cordas de Matosinhos:
Com 14 anos de existência o QCM prossegue os seus ideais de, com máxima entrega e altos níveis de qualidade técnica e artística, estudar, interpretar, divulgar e promover a música, a performance de todo o património musical para quarteto, promovendo ainda a criação de novas obras e a formação de intérpretes através de concertos, masterclasses, workshops, encomendas, estreias, e gravação de CDs. Criado através de uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o QCM vem beneficiando de uma residência e temporada de concertos em Matosinhos desde 2008. Estabeleceu-se como um conjunto de referência em Portugal e apresentando-se na maioria dos festivais e salas de concerto, como os ” Dias da Música ” no Centro Cultural de Belém, os Festivais de Espinho e Póvoa de Varzim, Casa da Música, e também no Auditorio Nacional de Música de Madrid e do Centro Galego de Arte Contemporánea, em Santiago de Compostela. O QCM colabora também com alguns dos mais destacados músicos portugueses, tais como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, António Saiote, Paulo Gaio Lima e Pedro Carneiro.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) é um dos ECHO Rising Stars, tendo realizado em 2014-2015 uma tournée em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican em Londres, o Concertgebouw em Amesterdão e o Muzikverein em Viena. Aclamado como um “caso singular de excelência no panorama musical português” (Diana Ferreira, Público, 2010), desde o início, todos os seus membros trabalharam no sentido de construir um som único de quarteto de cordas e trazer o grande repertório desta formação ao público.
Desde a sua criação, o QCM assumiu um forte compromisso com o repertório português para quarteto de cordas, interpretando muitas obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos. Nos seus mais de 100 concertos, o QCM estreou obras de Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Álvaro Salazar, Nuno Corte-Real, Eduardo Patriarca, Paulo Ferreira-Lopes, Telmo Marques, Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas (incluindo o seu Concerto para Quarteto de Cordas, estreou na Casa da Música com a Orquestra Nacional do Porto). O outro principal objetivo artístico do QCM vem sendo cumprido com a interpretação em Matosinhos do grande repertório para quarteto de cordas: as obras completas de Mozart, Mendelssohn, Haydn, Beethoven e Shostakovich.
O QCM e os seus membros foram reconhecidos com prémios nos mais importantes concursos musicais nacionais, como o Prémio Jovens Músicos da RDP e o Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”. Todos os membros estudaram na Academia Nacional Superior de Orquestra e aperfeiçoaram a sua arte em várias escolas de prestígio, incluindo a Escuela Superior de Música Reina Sofia (Madrid), a Northwestern University (Chicago) e Conservatório de Sion (Suíça). O QCM também realizou formação especializada no Instituto Internacional de Música de Cámara de Madrid, onde estudou com Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen), alem de trabalhar em masterclasses com membros de grandes quartetos de cordas, como Alban Berg, Lasalle , Emerson, Melos , Vermeer, Kopelman e Talich.

Músicos:

Vítor Vieira, violino I
Juan Carlos Maggiorani, violino II
Jorge Alves, viola
Marco Pereira, violoncelo

Detalhes

Data:
Maio 15
Custo:
5€
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

Organizador

AMAD
Email:
geral@cmadd.com
Website:
View Organizador Website

Local

Casa da Cultura – Santa Comba Dão
Casa da Cultura
Santa Comba Dão, 3440-323 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
910311462

Comprar Bilhete

Top